Top Nav

Spells for Change - Crítica de Bruxa

abr. 8, 2022 1 comments

O livro "Spells for Change" tem estado a fazer furor nas comunidades online de bruxaria ultimamente. Analisamos o seu conteúdo e verificamos se este é de facto indicado a iniciantes. 

(Nota: Este artigo utiliza linguagem não-binária, pois u autore do livro é de género não-binário e utiliza os pronomes They/Them em inglês, aqui traduzidos para o sistema Elu/Delu. Se a linguagem não-binária te confunde, dirige-te para este artigo)

Este novo livro de bruxaria moderna é escrito por Frankie Castanea, conhecide como "Chaotic Witch Aunt" (trad.livre "Tia Bruxa Caótica") no Tiktok, com um milhão de seguidores. U autore viu a sua ascensão nas redes sociais em 2020, e durante esse ano muitos iniciantes da nova onda de bruxaria viraram-se para u influencer para dicas e orientação na sua prática. O seu conteúdo digital centra-se em explicações informativas e pequenas histórias comédicas da bruxaria e do seu dia-a-dia como bruxe, bem como vídeos sobre a evolução da sua prática e divindades que venera como neo-pagane. Em outubro de 2021, anunciou o seu primeiro livro, Spells for Change (trad. livre "Magia para Mudança"), direcionado como um guia fácil para todos os seus seguidores e o seu posicionamento como nove autore de bruxaria.

Segundo a sinopse, o objetivo du autore é demonstrar como a bruxaria tem "aplicações tanto pessoais como universais. Incluindo estudos sobre meditação, ligação à terra, manifestação, purificação, proteção, banimento e amarração, este livro vai ensinar-te como criar mudança (...) Mostra que, no seu fundo, a bruxaria é uma força para o bem que é, no final de contas, sobre refinar a tua identidade e reivindicar o teu poder" (trad. livre). Já por esta descrição, o conteúdo prometia algo que muitos outros livros já prometeram e que é difícil de demonstrar num só livro devido à bruxaria ser um assunto tão complexo. 

Estaria a mentir se dissesse que não tinha receios deste livro por ser escrito por alguém que é influencer. A última vez que tal aconteceu, foi com a youtuber Harmony Nice, e o seu livro, apesar de não péssimo, fica a desejar. Não existia nenhum contexto da escrita ou capacidade de ensino de Frankie, pelo que as dúvidas se seria ou não um livro com legítima intenção de ensinar ou de apenas fazer dinheiro com os seus seguidores existiam. Foi uma boa surpresa quando terminei de ler o livro e conclui que não só era uma ótima obra de bruxaria, era a melhor e mais moderna que existe de momento.

Frankie começa com uma introdução do que significa ser uma bruxa moderna, desconstruindo algumas noções que vem das representações mediáticas da bruxaria e dando uma breve introdução à origem e diferenças da prática com a Wicca, que mais tarde aprofunda. É uma lufada de ar fresco ver um livro que finalmente faz uma separação concreta da bruxaria como prática espiritual e Wicca como religião. 

Aliás, a parte mais inovadora deste livro é sem dúvida a Parte 4 "Compreender-nos e a nossa sombra num sentido global" (trad. livre) um capitulo que u autore dedica à contextualização da bruxaria como prática espiritual independente de religião, como esta sempre teve uma relação com o ativismo e como foi afetada pelo colonialismo e racismo que precisa de ser desconstruido na mesma, bem como os impactos ambientais que pode ter. É dus primeires autores modernos que vejo a fazer esta tentativa de uma contextualização social da bruxaria, abordando a forma como esta interage com os problemas na sociedade e como o seu significado original já foi diluído. 

Desta parte, destacou-se principalmente quando Castanea fala de "descolonizar a nossa prática" em que dá definições de termos relacionados à desconstrução do pensamento colonialista e explica como a espiritualidade se relaciona com esse período da história. Sendo elu americane, o contexto é feito em relação aos nativos-americanos, mas isso não quer dizer que o mesmo não se aplique a Portugal. Temos práticas incluídas na espiritualidade portuguesa que muitas vezes não são tratadas com o devido respeito e conhecimento cultura, como em relação a práticas como a umbanda, bem como continuamos a utilizar plantas sagradas a nativos-americanos e em risco como sálvia branca e palo santo. 

A abordagem destes temas é curta para a sua complexidade, havendo muito mais a dizer, mas Frankie tem a incrível capacidade de ser suncinte e eficaz sem perder a linha condutora do seu argumento.

De facto, um dos maiores elogios que tenho para o livro é a escrita de Frankie - especificamente, elu escrever com perfeita noção de quem vai ler o seu livro. É um livro para uma geração jovem, pelo que a escrita académica, condescendente ou positivista que normalmente se encontra em livros deste tema não funcionaria. U bruxe mantém a sua escrita simples e jovial, como se estivesse a escrever para um dos seus TikToks, sem deixar que nenhuma informação necessária lhe escape.

U autore apresenta todas as bases necessárias, bem como feitiços simples e bem explicados e contextualizados. Fala também sobre não levar a magia como algo leve e não a utilizar por preguiça ou mesquinhez. Spells for Change é como se pegasses em todas as partes boas dos livros de bruxaria para iniciantes até agora e juntasses só num. Rapidamente tornou-se na minha recomendação principal para livros para iniciantes, e mal posso esperar que seja traduzido para português para o poder recomendar ainda mais.

Frankie marcou-se como autore de bruxaria com um absuluto bang com o seu Spells for Change, deixando a aguardar obras futuras que promovam a mudança da noção do que é a bruxaria. 

Avaliação: ★★★★★ 5 Estrelas

Recomendado a: Qualquer iniciante ou praticante que queira modernizar a sua prática e ter um melhor entendimento social da mesma

@probablysininho O livro que a comunidade de bruxaria estava a precisar #witchtokportugal #tiktokportugal #booktokportugal autore: @chaoticwitchaunt ♬ Wes Anderson-esque Cute Acoustic - Kenji Ueda

Comentários

  1. Eu adorei ler esta recensão literária e devo dizer que tanto o livro como a crítica merecem uma prima avaliação por tocar e tirar o seu tempo sobre as práticas bruxas colonizadas.

    Sem dúvida vou tentar o adquirir ‹3

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Related Posts

{{posts[0].title}}

{{posts[0].date}} {{posts[0].commentsNum}} {{messages_comments}}

{{posts[1].title}}

{{posts[1].date}} {{posts[1].commentsNum}} {{messages_comments}}

{{posts[2].title}}

{{posts[2].date}} {{posts[2].commentsNum}} {{messages_comments}}

{{posts[3].title}}

{{posts[3].date}} {{posts[3].commentsNum}} {{messages_comments}}

Formulário de Contacto

Comentários