Top Nav

Bandua, a comunidade que cresce - Deuses Lusitanos

mai. 11, 2022 0 comments

Os castros juntavam-se em povoados, grupos de pessoas pediam por proteção. Quem lhes respondia era Bandua, a divindade da comunidade.

Bandua tem várias variações para o seu nome, tal como tinha variações de si como divindade. Conhecido como Band, Bandia, Bandue, Bane, Bandonga, Bandu, bem como muitos epítetos, a variação de nomes e interpretações desta divindade leva-nos a pensar que esta seria uma das Deusas mais venerada na Península Ibérica. 

No entanto, esta quantidade de variações leva também a muita confusão acerca da natureza desta divindade. Uma das maiores discussões entre pagãos e estudiosos é o seu género, por esta ser referida tanto no masculino como no feminino. Imagens existentes sugerem feminilidade, mas existem aras que apela ao Deus no masculino. Existe a hipótese que Bandua podia não ter género ou que tomasse o género preferido à pessoa que a chamava, ou ainda que Bandua fosse o nome de tanto um Deus como uma Deusa. Outra proposta menos popular é que Bandua fosse apenas uma palavra comum para mencionar Deuses em geral.

O próprio nome Bandua tem vários significados, como "ligar", "cume", "mulher-deus" (que de novo aponta para uma divindade possivelmente de dois géneros), ou "relação". O mais provável é que esta divindade variasse de acordo com a região, ou seja, apesar de ser venerada em muitas regiões, era ligeiramente diferente em cada uma delas. Aquilo que de facto sabemos, é que Bandua seria um Deus da comunidade e união, que protegia as cividades e toda a sua fonte de sobrevivência - inclusivamente é possivel ter sido venerada nas fontes de água. Protege os cidadãos não só em termos de sobreviver a ataques, sendo uma divindade da defesa de guerra, bem como garantindo prosperidade e fertilidade. É retratada ainda com uma coroa, sendo uma proposta para uma possível Rainha do panteão lusitano.

A beleza de Bandua ser tão ambígua e regional, é que esta pode ser venerada na modernidade de forma ainda mais flexível que todos os outros Deuses. Podemos até assumir que Bandua toma quaisquer características necessárias para proteger uma comunidade. Pode também, por isto, ser uma potencial Deusa de todas as profissões de serviço público ou a serviço de uma comunidade específica.

Existem 42 aras a todas as variações de Bandua, espalhadas por todo o centro e norte de Portugal.

Os seus principais símbolos retratados são a cornucópia, a coroa e a pátera, sendo este ultimo um prato utilizado para beber àgua ou em rituais, e é inclusive numa pátera que temos a única imagem de Bandua. Como animal simbólico temos o Boi, devido a representar tanto a força como a prosperidade, bem como o vitelo, simbólico da fertilidade e generosidade, ambos estes animais são gado, que faria parte da principal sobrevivência do povo lusitano. Quanto a cores, o verde e dourado são as cores que mais apelam à prosperidade, bem como o branco e azul devido à proteção e ligação às fontes. Já em signos temos Touro e Virgem, e números 7 e 2.

Veneramos Bandua mostrando o apoio e apreciação para com a nossa comunidade, seja esta o nosso país ou cidade ou até comunidades de subculturas ou comunidades de minorias. O importante a reter é que esta Deusa estima o grupo, e não o indivíduo. Formas de aprecio a esta divindade podem ir de ser solidário para com os nossos vizinhos a ajudar a melhorar o país de qualquer forma. Acerca de atos mais físicos, colocar água num prato na rua para os animais a beberem ou frutas e vegetais. 

Boas ofertas a esta divindade são figuras de bois ou carne de vitela, pratos, frutas, cálices, peças de ouro, água, velas brancas, amuletos protetores, e atos de altruísmo.


@probablysininho A Divindade Bandua | Próximo: O Deus Aernus #DeusesLusitanos #witchtokportugal #tiktokportugal #paganismo #lusitano #bandua ♬ original sound - Rosa🧚‍♀️

Referências:

https://omoledro.wordpress.com/deuses-ibericos/

https://www.atdlusitana.org/panteao-celtico-lusitano

https://www.wook.pt/livro/religioes-da-lusitania-i-jose-leite-de-vasconcelos/68386?a_aid=6043a09298b74

Comentários

Related Posts

{{posts[0].title}}

{{posts[0].date}} {{posts[0].commentsNum}} {{messages_comments}}

{{posts[1].title}}

{{posts[1].date}} {{posts[1].commentsNum}} {{messages_comments}}

{{posts[2].title}}

{{posts[2].date}} {{posts[2].commentsNum}} {{messages_comments}}

{{posts[3].title}}

{{posts[3].date}} {{posts[3].commentsNum}} {{messages_comments}}

Formulário de Contacto

Comentários